Mostrando postagens com marcador Oficina. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Oficina. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Hospital de Porto Nacional promove Oficina sobre Biossegurança

O Núcleo de Educação Permanente – NEP juntamente com os Alunos de Enfermagem do ITPAC e a equipe do Centro Cirúrgico do HRPPN - Hospital Regional Público de Porto Nacional promoveram no dia 18 de outubro de 2011 a Oficina de Biossegurança entre os profissionais de saúde realizada no auditório do hospital.

O objetivo do evento foi de abordar a importância da biossegurança no desempenho das atividades do Centro Cirúrgico para garantir o tratamento seguro do paciente sem causar dano à equipe, como por exemplo, a prevenção de acidentes pérfuro-cortantes e a orientação na utilização do equipamento de biossegurança. A oficina foi ministrada pela enfermeira Zeneida Frota Pereira, docente do ITPAC e participação dos Acadêmicos do 8° Período: Igor Sammy, Ana Cristina, Susany Pacheco e Dolores Neta.

De acordo com Zeneida Frota, durante a oficina foram abordadas as questões de segurança e coleta, transporte de amostra, manejo de resíduos e a rotina de emergência, caso haja um acidente biológico de risco. “Explicamos como usar e quais são os equipamentos de biossegurança. Todo profissional tem que usar máscaras, luvas e aventais, mas esses equipamentos podem variar de material dependendo do trabalho que o profissional esteja fazendo”, afirmou Zeneida.

Biossegurança - É o conjunto de ações voltadas para prevenir ou minimizar os riscos para profissionais de saúde que trabalham com materiais biológicos.

Cuidados- Não reencapar agulhas, não desconectar as agulhas das seringas, não quebrar ou entortar as agulhas, desprezar pérfuro-cortantes em recipiente adequado, não jogar pérfuro-cortantes no lixo comum, não deixar agulhas nas camas ou berços dos pacientes, não usar agulhas para pregar cartazes nos murais, nunca ultrapassar o limite da capacidade do coletor de material pérfuro-cortante, utilizar luvas de procedimentos para punção venosa e coleta de sangue, manusear materiais cortantes com cuidado

Fonte: Ascom/Sesau

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sesau capacita Multiplicadores para atenção integral à saúde da criança e suas famílias

A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária e coordenação de Doenças e Agravos não transmissíveis, realizarão uma capacitação para multiplicadores na Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças e suas Famílias em situação de Violência, no período de 24 a 26 de outubro de 2011, das 08hs as 12hs e das 14hs às 18hs. A capacitação será acontecerá na Escola Técnica do SUS – ETSUS, em Palmas.

A oficina tem como objetivo formar multiplicadores para capacitarem profissionais de saúde e áreas afins, de modo a aperfeiçoar suas habilidades do saber, ser e fazer para o acolhimento, atendimento, encaminhamento e acompanhamento na rede de atenção às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência.

Participarão da capacitação profissionais dos municípios de Araguaina, Gurupi, Palmas, Paraíso e Porto Nacional que são os 05 municípios prioritários, além dos técnicos responsáveis pela condução do processo de Implementação das Redes de Atenção Integral a Pessoas em Situação de Violência; Profissionais de saúde responsáveis pela articulação para construção dos protocolos de atenção as pessoas em situação de violência dos Hospitais; Técnicos das áreas afins da Sesau.

Além dessa capacitação em Palmas, a Diretoria de Atenção Primária está programada para ainda este ano a realização de outras oficinas para os municípios de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, e Miracema.

Fonte: Ascom/Pró-Saúde (com informações da Sesau)