Atualmente, o HRPPN conta com 29 Técnicos de Radiologia, e começou a funcionar no mesmo ano da inauguração da Unidade, 18 de fevereiro de 1971.
Entenda um pouco mais a profissão
A Radiologia é uma especialidade médica que se renova e avança a cada dia, em um processo de modernização que, além de investimentos, exige um esforço contínuo de atualização e dedicação na participação de eventos científicos. Os métodos diagnósticos por imagem, ligados ao desenvolvimento tecnológico, possibilitam ao médico a obtenção de informações sequer imaginadas há menos de 10 anos, com uma rapidez e eficiência que valorizam a Medicina como um todo.
Para que os especialistas da Radiologia possam acompanhar a chegada de novas técnicas, seja em Radiologia Digital, Tomografia Computadorizada, Ultra-sonografia e Medicina Nuclear, o esforço é enorme, o que vem determinar o caminho da fragmentação e do afunilamento do conhecimento em subespecialidades cada vez mais restritas.
Dessa forma, os especialistas da Radiologia devem ter uma participação ativa também na atenção básica à saúde, participar de reuniões multidisciplinares com as demais especialidades médicas, discutindo e divulgando os novos métodos de diagnóstico, permitindo a outros especialistas o conhecimento e a indicação do melhor exame para cada situação. Ninguém melhor do que o médico radiologista para mostrar todo o potencial que os métodos diagnósticos por imagem trazem para a Medicina atual.
Um pouco da História da Radiologia
O físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os raios-x em 1895 e ganhou um prêmio Nobel pela descoberta. As aplicações médicas disto revolucionaram a Medicina, pois se tornou possível enxergar o interior dos pacientes. Essa técnica chegou ao Brasil apenas dois anos depois, com o médico mineiro José Carlos Ferreira Pires. Com o avanço das tecnologias empreendidas junto com o raio-x, novos métodos diagnósticos foram descobertos, como a ultra-sonografia, a mamografia e a densiometria óssea. A área médica de diagnóstico por imagem passou a ser chamada de “Imagionologia”.
A primeira radiografia a ser tirada no mundo foi da mão esquerda da esposa de Wilhelm Roentgen. O primeiro aparelho de raio-x foi enviado ao Brasil em 1897 e foi transportado em lombo de burros e carros de boi, de Itapecerica até Formiga. O aparelho era bastante rudimentar e encontra-se hoje no International Museum of Surgical Science, em Chicago, nos Estados Unidos.
Fonte: (Ascom/Pró-Saúde com informações do NEP do HRPPN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário