Um gesto simples que pode prevenir e reduzir infecções bacterianas é a higienização das mãos e, para ajudar a difundir a importância dessa atitude no meio hospitalar, o HMPDR - Hospital e Maternidade Pública Dona Regina - começa nesta terça-feira, 10, a partir das 8h, uma Campanha de Higienização das Mãos para pacientes e servidores. A campanha permanece até a próxima quinta-feira, 12.

Entretanto, no ambiente hospitalar o incentivo para manter as mãos sempre limpas não deve se limitar apenas aos servidores, mas também aos pacientes e acompanhantes. No Hospital Dona Regina, por exemplo, esse cuidado com a higienização é ainda mais rigoroso, em especial quando se refere ao contato das mães e acompanhantes com os recém-nascidos, principalmente àqueles internados nas Unidades Intermediárias e de Terapia Intensiva. Normalmente esses bebês se encontram em situações mais vulneráveis à ação infecciosa por causa do tempo de internação e também por estarem mais sujeitos a procedimentos invasivos.
Tornar a lavagem das mãos um hábito entre a população, é uma preocupação que tem contado com os esforços da OPAS - Organização Panamericana de Saúde – e do Ministério da Saúde, por meio da parceria com os governos estaduais. Essa mobilização tem acontecido em todo o país não só em unidades de saúde, mas também nas escolas, e ambientes onde há circulação de muitas pessoas.
Fonte: Lúcia Gomes (Ascom/Sesau)
Nenhum comentário:
Postar um comentário