O Governo do Estado entrega nesta terça-feira, 13, mais oito leitos de UTI Neonatal no Hospital e Maternidade Pública Dona Regina. Os leitos servirão para atender o máximo da demanda de pacientes que necessitem de cuidados intensivos da macrorregião, diminuir as transferências e o tempo de permanência dos pacientes nas unidades materno infantil.
A cerimônia de inauguração acontecerá às 9h e contará com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Arnaldo Alves Nunes, do Secretário Executivo da Saúde, Sebastião Silveira, com representantes da Pró-Saúde e de entidades de classe.
Foram investidos R$ 250 mil na construção e estruturação desses novos leitos. Somado aos já existentes, o hospital passará a contar com 20 leitos de UTI neonatal, além de 15 de cuidado semi-intensivo e seis do Método Canguru.
A rotatividade das internações nos leitos de UTI é algo imprevisível, podendo ser de apenas um dia ou durar meses dependendo da gravidade do pacientes, assim o aumento no número proporcionará maior possibilidade de resposta às demandas que surgirem. Além disso, essa ação tem como objetivo a redução da mortalidade neonatal, uma das diretrizes da Rede Cegonha - política estratégica coordenada pelo Ministério da Saúde para a ampla assistência humanizada às mães e aos bebês.
Segundo a diretora geral do Hospital Alba Lúcia, a inauguração destes novos leitos de UTI Neonatal é uma ação que trará benefícios à população de Palmas e do Estado. “O Dona Regina é um hospital de referência, por aqui passam pessoas de várias cidades circunvizinhas em busca de atendimento, portanto é um benefício que se entende a outros municípios,” ressaltou.
Com a ampliação dos leitos, houve uma necessidade do aumento também do número de profissionais para atuarem. Para isso foi contratada uma equipe composta por quatro neonatologistas, cinco enfermeiros, cinco fisioterapeutas e vinte e quatro técnicos de enfermagem.
“Priorizamos em contratar profissionais do Estado, mas, por exemplo, os especialistas em neonatologia, que é uma especialidade diferenciada, um profissional difícil de ser encontrado hoje no mercado, tivemos que trazer de São Paulo, porque não encontramos aqui no Estado para contratar. Com a contratação desses novos profissionais o hospital passará a ter sete neonatologistas no quadro de especialistas”, disse.
Referência
Referência e qualidade na área de obstetrícia de alto risco e neonatologia, desde que foi criado em 21 de junho de 1999, o Hospital Dona Regina vem desempenhando um papel fundamental em Palmas e para a população do entorno que recorre aos serviços da Unidade Hospitalar. A instituição é de médio porte, mantida com recursos do Governo do Estado e do SUS - Sistema Único de Saúde.
Por lá passam um média de 250 pessoas por dia, onde são realizados exames ambulatoriais, atendimentos de pronto socorro e consulta a pacientes. Na Unidade são realizados cerca de 400 partos por mês e todas as crianças que nascem no Dona Regina são atendidas por uma equipe de multiprofissionais formada por odontólogo, psicólogo, fisioterapeuta, fonaudiólogo, assistente social, terapeuta ocupacional dentre outros.
Fonte: Lúcia Gomes/Terciane Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário