Na abertura, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, estavam presentes o Diretor Operacional da Pró-Saúde no Tocantins, Rogério Kuntz, o coordenador da Pró-Saúde, responsável pela região de Palmas, Allan Lobo, os diretores do HGPP - Hospital Geral Público de Palmas, Ronaldo Foloni, do HMPDR - Hospital e Maternidade Pública Dona Regina, Alba Lúcia Muniz, e do HIPP - Hospital Infantil Público de Palmas, Giovani Merenda, entre outros.
As palestras estão sendo ministradas por Alexandre Henrique Hermini, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica e Biomédica da Unicamp e presidente da Abeclin - Associação Brasileira de engenharia Clínica e Raul de Santa Helena, Coordenador da Comissão de Estudos de Gases para Uso em Serviço da ABNT.
Segundo Raul, a resolução – RDC Anvisa nº 02/2010 estabelece que os Serviços de Saúde devem implantar, até o dia 25 de janeiro de 2012, o Plano de Gerenciamento de Tecnologias em Saúde. “Todos os hospitais vão ter que fazer o gerenciamento de equipamentos, conforme detalhado na NBR 15.943 pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, para cumprir a legislação e garantir qualidade, eficácia, efetividade, segurança e desempenho dos equipamentos e sistema eletromédicos” afirmou.
O Mestre e Doutor em Engenharia Clínica e Biomédica, Alexandre Henrique fala sobre o plano. “O principal objetivo é reduzir o índice de eventos adversos causados por manuseio inadequado de equipamentos, prevenindo acidentes envolvendo pacientes devido a falhas na tecnologia hospitalar”, pontuou.
A enfermeira do HRPA – Hospital Regional Público de Araguaína, Neurida Batista Rodrigues, que está participando do evento, elogia a iniciativa. “É importante, porque a tecnologia se renova a cada dia, e nós que trabalhamos nessa área de utilização contínua de equipamentos de saúde precisamos estar atualizados”, disse, lembrando que o setor de engenharia clínica do Hospital foi implantado pela Pró-Saúde a cerca de 40 dias.
Segundo o Diretor Operacional da Pró-Saúde no Tocantins, Rogério Kuntz, com essa capacitação os participantes terão condições de efetuar a Normalização e a Regulação Sanitária, conforme preconizado. “O curso dará condições para os participantes se adequarem em gerenciamento de equipamentos de infraestrutura de serviços de saúde e de equipamentos para a saúde”, afirmou.
Fonte: Giuliano Germano (Ascom/Pró-Saúde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário