terça-feira, 8 de maio de 2012

Saúde de colaboradoras é destaque no segundo dia da Semana de Enfermagem do HIPP

A programação da 3ª Semana de Enfermagem do HIPP – Hospital Infantil Público de Palmas, nesta terça-feira, 08, teve como foco a saúde das colaboradoras. Durante toda a manhã foram realizados, na sala do repouso Multiprofissional do hospital, exames preventivos de Papanicolau, das Mamas, e repassadas orientações quanto à importância do autoexame.

O médico ginecologista e obstetra, João Alves Magalhães Netto, responsável pelos exames, fala da importância da iniciativa. “Essa atividade aqui hoje é muito importante porque o funcionário da saúde fica extremamente ligado em prestar esse tipo de prevenção para outras mulheres, e as vezes não tem esse cuidado consigo mesmas, mas precisam, porque são mulheres, tão vulneráveis quanto qualquer outra”, avaliou.

A técnica em enfermagem Maria de Jesus Batista Alencar passou pelos exames e aprovou a ação. “Achei maravilhoso, porque como a gente trabalha muito cuidando dos outras, acaba não sobrando tempo para a gente ir no postinho e cuidar direito da gente”, afirmou.

Segundo a diretora de enfermagem do HIPP, Ivanete Prestes Roberti, o objetivo das ações é garantir uma maior integração entre os profissionais de toda a equipe multidisciplinar, com foco na saúde cada uma. “Estamos cuidando para que nós tenhamos profissionais que estejam bem para que possam cuidar dos nossos pacientes”, disse.

Todo o trabalho foi realizado em parceria com as profissionais da Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Papanicolau
Exame que verifica alterações nas células do colo de útero, que podem se transformar em câncer se não forem descobertas e tratadas.

Exame das mamas
O exame das mamas deve ser feito rotineiramente em consulta ginecológica, a cada seis meses. O exame pode ser feito por qualquer médico, inclusive clínico geral.

Autoexame das mamas
A mulher pode fazer a detecção precoce do câncer de mama através de um exame visual e de palpação. Este exame deve ser realizado uma semana após a menstruação ou, para aquelas que não menstruam mais, uma vez por mês.

Fonte: Giuliano Germano (Ascom/Pró-Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário