Preocupado com o grande número de vítimas de acidentes de trânsito na capital, o HGPP – Hospital Geral Público de Palmas realizou, nesta quinta-feira, 16, no lançamento das ações do Carnaval 2012 da unidade, uma mobilização sobre o assunto. Desenvolvida em parceria com a SMSTT – Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte da capital, o projeto “Vida no Trânsito: eu me comprometo” tem como objetivo levar as pessoas a avaliarem suas atitudes no trânsito e assumirem o compromisso de ter um comportamento positivo.
A ação teve início no Pronto Socorro do HGPP, com participação da Guarda Metropolitana de Palmas. Em seguida foi a vez do teatro educativo, que levou todos os presentes à reflexão sobre sua conduta ao volante. A equipe ainda fizeram mobilizações no ambulatório e na ala da ortopedia do hospital. A gerente de educação para o trânsito da SMSTT, Cleijane Sales Ferreira, fala sobre o objetivo do projeto. “Queremos que todos reflitam sobre os fatores de riscos e as formas de proteção possíveis de minimizar as lesões e mortes provocadas pelo trânsito”, disse.
Com o tema “HGPP é saúde no carnaval” as ações continuam nesta sexta-feira, 17, onde os beneficiados serão as crianças internadas, que receberão brindes e terão atividades lúdicas e de lazer. A iniciativa da equipe de humanização do Hospital vai contar com a parceria da Ri Happy, rede de lojas de brinquedos. A programação ainda conta com parceria de músicos do Corpo de Bombeiros e de colaboradores do próprio hospital, que vão levar música para todos os setores do hospital.
Outra iniciativa que está sendo realizada na unidade durante o período de Carnaval é a distribuição de preservativos e materiais educativos contra DSTs e AIDS. É o que explica a gerente de humanização do HGPP, Cleide Mazzotti. “Assim como no trânsito, também precisamos ter uma postura preventiva na hora do sexo, e por isso a importância do uso do preservativo, é a garantia da consciência tranquila, sem medo de doenças, nos dias seguintes à folia”, avaliou.
Vida no Trânsito
O Projeto é uma ação global criada com foco no planejamento e execução de projetos que visam a diminuição dos altos índices de lesões graves e mortes em acidentes de trânsito em vários países. As ações têm como coordenadores a OMS - Organização Mundial de Saúde, OPAS - Organização Panamericana de Saúde, Fundação Bloomberg Philanthopies e Johns Hopkins University (UJH).
No Brasil, as Capitais beneficiadas pelo Projeto Vida no Trânsito são: Palmas - TO, Curitiba - PR, Campo Grande - MS, Belo Horizonte - MG, e Teresina - PI. Cada uma delas, fica encarregada pelas medidas visando a redução dos índices de acidentes e mortes no trânsito no período entre 2011 a 2020. A meta é a diminuição em 10% a cada ano o índice de vítimas graves e mortes em acidentes de trânsito.
Fonte: Giuliano Germano (Ascom/Pró-Saúde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário