Segundo a gerente de enfermagem do HRPP, Esla Lessa Borba, a iniciativa partiu da equipe multiprofissional do hospital, ao perceber o grande número de atendimentos com suspeita de dengue. “Ficamos preocupados com isso e realizamos uma mobilização entre os colaboradores para treinar os enfermeiros e técnicos de enfermagem que atendem os pacientes com suspeita de dengue”, disse.
O treinamento aconteceu de 16 a 18 de janeiro, com a “Prova do Laço”. Trata-se de um exame clínico complementar, onde, por meio de um aparelho para aferição de pressão, é possível identificar nos pacientes com suspeita da doença, se eles têm a possibilidade de doença hemorrágica. É oque afirma Esla Lessa Borba. “É importante que identifiquemos os casos graves de dengue, porque assim redobramos os cuidados com os pacientes, que tem que fazer exames laboratoriais, fazer repouso absoluto, dentro do próprio hospital para permanecer em observação contínua” afirmou.
E as ações de combate a dengue continuam em Paraíso, na próxima segunda-feira, 27, nas escolas Idalina de Paula e Irmã Julita, como afirma o diretor geral da unidade, Marcel Oliveira. “Na oportunidade serão realizadas palestras e apresentações teatrais com abordagem preventiva para crianças de 5 a 8 anos, com objetivo de sensibilizá-las para mobilização de sua família, vizinhos e amigos no combate aos focos do mosquito” comentou.
Ainda na segunda, a partir das 11h, a doutora Regina Onofre fará apresentação sobre prevenção e tratamento da dengue na Rádio Paraíso FM, com o objetivo der sensibilizar os ouvintes para que tomem todas as medidas de prevenção à dengue.
Fonte: Giuliano Germano (Ascom/Pró-Saúde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário