Com o intuito de capacitar profissionais de diversas áreas, o HMIPTD - Hospital Materno Infantil Público Tia Dede realizou nos dias 26 e 27 de janeiro, em Porto Nacional, uma capacitação sobre Biossegurança Hospitalar.
O curso, que teve como foco principal o esclarecimento dos conceitos sobre Biossegurança, riscos, perigos e acidentes foi ministrado pela biomédica Raquel Aires, mestre em bioquímica molecular e professora do ITPAC - Porto.
Na ocasião foi apresentada a Lei 8.974/95, que dispõe sobre o conceito de Biossegurança, e o Decreto 1.752/95 que cria a CTN’S – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança que fala sobre regulação, controle e fiscalização dos OGM’S – Organismos Geneticamente Modificados, e o conceito de Biossegurança da FIOCRUZ que é mais voltado ao ambiente hospitalar.
Durante a capacitação foi destacado a importância de se implantar e efetivar um protocolo de Biossegurança em hospitais, uma vez que é fundamental ouvir todos os funcionários, conhecer os tipos de risco, conhecer seu local de trabalho e representar graficamente.
Nesse contexto, de acordo com a professora Raquel Aires, “Biossegurança é um convite para a mudança de hábitos, e um desafio elementar. Assim, torna-se fundamental valorizar o local de trabalho e praticar a prevenção de acidentes, através da eliminação de atitudes negativas e maus hábitos”, esclarece.
O evento foi bem avaliado pelos profissionais que participaram da capacitação, já que a iniciativa visa melhorar a qualidade do serviço prestado pelo hospital. (com informações de Adailse Alves)
Fonte: Juscelene Melo (Ascom/Sesau)
Nenhum comentário:
Postar um comentário