terça-feira, 24 de abril de 2012

Banco de Leite do Hospital Dona Regina completa dez anos salvando vidas

Muita emoção marcou a comemoração de uma década de funcionamento do BLH - Banco de Leite Humano do HMPDR – Hospital e Maternidade Pública Dona Regina. Desde 2002 essa iniciativa desenvolvida de forma pioneira na maternidade já proporcionou muito leite humano para garantir o desenvolvimento saudável de bebês prematuros internados na UTI - Unidade de Terapia Intensiva, na UI - Unidade Intermediária e na Unidade Canguru da unidade hospitalar.

A comemoração, que aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, no auditório do QCG – Quartel do Comando Geral, da Polícia Militar reuniu dezenas de mães doadoras e receptoras, autoridades, parceiros e servidores da unidade hospitalar. Estavam presentes a diretora geral da maternidade, Alba Lúcia Muniz; Major Carlos Eduardo de Souza Farias, representando o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Erli Lemes de Lima; A coordenadora do Banco de Leite Humano, Walkíria Pinheiro; O presidente do Rotary Club distrito de Palmas, Antônio Coelho de Oliveira, e a representante das mães doadoras, Luciana Dias.

Segundo a coordenadora do BLH, Walkíria Pinheiro, a celebração é uma verdadeira vitória. “São 10 anos celebrando a vida e presenciando verdadeiros milagres, de luta, persistência e muita vontade, e hoje somos referência não só para Palmas, mas para todo o Tocantins”, comemorou.

Já o major do Corpo de Bombeiros, Carlos Eduardo de Souza Farias, lembrou que a corporação foi um dos primeiros parceiros a aderir à causa do incentivo a amamentação e da doação de leite humano, com o projeto Bombeiro Amigo do Peito, criado em 2003. “Já estamos quase completando 10 anos também, junto com o Banco de Leite Humano, e esperamos aumentar nossa participação no projeto para continuar firmes nessa missão de salvar vidas”, avaliou.

Segundo Walkíria, a parceria com os bombeiros facilita a vida de quem se dispuser a doar leite. “Com a parceria dos Bombeiros foi ampliado o acesso, já que a coleta passou a ser domiciliar, basta que a doadora ligue, gratuitamente, pelo fone 0800-646-8283, e uma equipe de bombeiros capacitados vai até a casa dela e orienta sobre a retirada do leite”, explicou. Nesse caso a doadora recebe um kit, contendo touca e máscara descartáveis, um vidro esterilizado para coleta e um folder com orientações. Depois é só ligar novamente que os bombeiros voltam para buscar o leite doado e levar ao BLH.

A coordenadora lembra que muitos bebês necessitam receber o leite do banco porque suas mães não conseguem produzir a quantidade suficiente para garantir sua nutrição. Segundo ela, apesar dos avanços a quantidade de leite doado ainda não se alcançou o índice ideal. “Recebemos cerca de 160 litros por mês, mas necessitamos hoje de 340 litros para atender aos 41 bebês que necessitam” comentou.


Segundo a diretora geral do Dona Regina, Alba Lúcia Muniz, nessa data o que se comemora são 10 anos de solidariedade. “É isso que move o Banco de Leite Humano, é esse pensar na necessidade do outro, então estamos comemorando essa boa vontade, essa fé em uma causa, e porque nós acreditamos, nós conseguimos sempre alcançar mais pessoas, então tudo o que tenho dizer é muito obrigado a todos que acreditaram e que acreditam”, disse.

Já a representante das mães doadoras, Luciana Dias arrancou aplausos da plateia ao falar às doadoras e receptoras. “Assim como vocês amam seus filhos, vocês também estão passando amor a cada criança que se alimenta do leite de vocês, então só tenho a pedir que Deus abençoe cada uma”, finalizou.

Ao final do evento cerca de 70 brindes foram doados às mães presentes, que se dispõem a dividir o alimento dos próprios filhos para garantir que outros bebês possam ter acesso ao leite humano, fundamental para nutrir, hidratar e garantir a produção de anticorpos durante os seis primeiros meses de vida dessas crianças.

Fonte: Giuliano Germano (Ascom/Pró-Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário