sexta-feira, 20 de abril de 2012

Diretoria clinica do Dona Regina é empossada durante palestra sobre prontuario do paciente

A nova diretoria clínica do HMPDR - Hospital e Maternidade Dona Regina, eleita por aclamação no dia 3 de abril, para o biênio 2012/2013, foi empossada na noite da última quinta-feira, 19, no auditório do Anexo I, da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde. A médica ginecologista, Ana Virgínia Manduca, assumiu o cargo de diretora e o médico Hélio Maués, como diretor substituto.

A diretora geral da unidade hospitalar, Alba Lúcia, destacou a importância dos profissionais para o sucesso dos trabalhos à frente da diretoria clínica e ressaltou o empenho de cada funcionário da unidade para prestar atendimento humanizado e de qualidade à população. “Somos profissionais comprometidos, que pensamos primeiro no serviço, pois passamos mais tempo no trabalho do que com a própria família”, disse.

Em seu discurso a diretora clinica empossada, Ana Virginia, falou do projeto de trabalho, dos desafios, do amor pela profissão, dos internos e residentes que atuam na unidade e pediu a colaboração de todos os profissionais para juntos realizarem uma transformação. “Dirigir um serviço de saúde, independente da função requer muita responsabilidade, força de vontade, compromisso, algo mais envolvente e estimulante”, ressalta.

Diretoria
É órgão responsável por representar os profissionais médicos nas instâncias administrativas da instituição e, entre outras coisas, tem a função de supervisionar a execução das atividades da assistência médica dentro do Hospital.

Palestra
Após a solenidade de posse, os participantes assistiram a palestra “Prontuário do paciente - o olhar ético”, ministrada pelo médico e conselheiro do CFM – Conselho Federal de Medicina, Frederico Henrique de Melo.

De acordo com Melo, o correto preenchimento do prontuário estão previstos no Código de Ética Médica, que estabelece as características e as informações que devem constar no documento, além disso, institui procedimentos, como escrever de forma legível e identificar todos os profissionais envolvidos, não apenas os médicos.

O palestrante ressaltou que o prontuário é importante para o médico, paciente e unidade hospitalar. “Ele é o mais importante documento que o médico lida no seu dia-a-dia, porque serve para o paciente, onde está todo histórico da saúde dele, para o médico, nos casos de demandas é o único documento que tem para se defender, para a ciência, que realiza os estudos científicos e para a própria instituição, que é responsável por ele” revela.

De acordo com a diretora de enfermagem do Dona Regina, Suely Costa de Sousa, a palestra trouxe contribuições significativas para as equipes de trabalho e veio complementar a Oficina Prontuário Nota 10, que ocorreu na Hospital no período da tarde. “Aqui muitas dúvidas foram esclarecidas, como a responsabilidade de cada profissional que trabalha com a assistência do paciente, os papeis e as responsabilidades técnicas, de quem trabalha com o prontuário”, disse.

Participaram da solenidade, funcionários, a diretora de Atenção Especializada da Sesau, Suene Oliveira Santos, diretora geral do HMPDR, Alba Lúcia Menezes, diretora Técnica do HMPDR, Solange Viana de Freitas, a médica ginecologista, Ana Virginia Gama Manduca e o médico pediatra Hélio Maués.

Fonte: Iris Silva (Ascom/Sesau)

Nenhum comentário:

Postar um comentário