sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Serviço de atendimento ao Usuário contribui para aproximar colaboradores e pacientes no Hospital Regional Público de Guaraí

O serviço “Posso Ajudar”, um dos eixos de atuação do Serviço de Atendimento ao Usuário - SAU, tem alcançado seu objetivo, que é garantir acolhimento, orientações e informações aos usuários e familiares no HRPG – Hospital Regional Público de Guaraí.  A equipe do Posso Ajudar é formada por 4 colaboradores, que atuam em locais estratégicos da Instituição informando os usuários quanto às rotinas do hospital, garantindo a humanização do atendimento e organizando o fluxo de usuários nos corredores do Hospital.

A Supervisora da Unidade, Denise Maia, destaca o sucesso do serviço. “O “Posso Ajudar” contribuiu para o cumprimento da missão institucional, no atendimento aos usuários do SUS, facilitando o contato das famílias com os usuários, deixando o atendimento de modo geral mais humanizado, resultando dessa forma, em um atendimento de excelência, conforme nossos usuários merecem”, afirmou.

Um exemplo do sucesso da iniciativa são os resultados da Pesquisa de Satisfação da Recepção, feita na unidade este mês. Segundo os dados 96,3% dos pesquisados consideram ótimo o atendimento recebido na recepção do ambulatório; Com relação à recepção para internação a aprovação foi 95,1%. Já o atendimentos recebido na recepção do Pronto Socorro foi considerado ótimo por 89,6% dos entrevistados, enquanto o atendimento na recepção do e SADT – Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Tratamento é considerado ótimo por 82,6 dos entrevistados.

Para Sandra de Sousa Silva, Coordenadora da Recepção do HRPG, o “Posso Ajudar” é um serviço de muita importância. “Antes da implantação do serviço, os Pacientes e Visitantes muitas vezes ficavam perdidos nos corredores do Hospital, sempre buscavam informações sobre localização de pacientes, horários de visita, dentre outros”, disse, acrescentando que os funcionários tentavam atender a todos, mas nem sempre era possível. “Devido a suas atividades inerentes à sua especificidade profissional, mas agora, com os colaboradores do “Posso Ajudar”, os usuários são orientados para resolução de suas demandas”, garantiu.

Para a Diretora Geral do HRPG Lúcia Helena Campo Dall’Orto, o  “Posso Ajudar” promove um espaço de comunicação solidária. “Agora o usuário pode se expressar, ser ouvido e acolhido, alcançando níveis de excelência no atendimento à comunidade. Já a Diretora Administrativa, Filomena Oliveira de Sousa, comemora os resultados “O serviço valoriza a dimensão humana, promovendo a otimização do atendimento e atendendo às expectativas dos gestores hospitalares e da comunidade, contribuindo assim para a qualificação do HRPG”, garantiu.

Cynthia Neres do Amaral Ferreira Alves, que acompanha o pai, José Dilamar, internado no hospital, elogiou essa iniciativa do serviço. “São pessoas educadas que realmente estão preparadas para orientar esses usuários que estão à procura de proteção e carinho”, avaliou.

Entenda
O SAU é Serviço de Atendimento ao Usuário, destinado a ouvir sugestões, reclamações dúvidas e elogios dos usuários, acompanhantes, visitantes e colaboradores, buscando soluções e bem estar dos atendidos, bem como melhoria na qualidade do ambiente hospitalar. O serviço foi implantado no HRPG na primeira quinzena de outubro.

O Serviço divide-se em três partes: Pesquisa, Tratamento de Queixas e o serviço “Posso Ajudar”, que embora possuam aspectos diferenciados, têm a mesma finalidade: monitorar e avaliar a qualidade do atendimento, de maneira rápida e contínua, na busca pela melhoria dos serviços prestados, ouvindo a opinião dos clientes que utilizam os serviços assistenciais disponíveis no Hospital Regional Público de Guaraí.

Fonte: (Ascom/Pró-Saúde)

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