segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Serviço de Engenharia Clínica moderniza hospitais gerenciados pela Pró-Saúde

Com a implantação do serviço de EC - Engenharia Clínica, em Gurupi, no último dia 05, e Miracema, nesta segunda-feira, 12, as 10 principais unidades hospitalares do Estado do Tocantins passarão a contar com os benefícios desse importante recurso da Engenharia Biomédica. As sete unidades hospitalares de menor porte, gerenciadas pela Pró-Saúde, também serão beneficiadas com o serviço, por meio de assistência remota, a partir de janeiro de 2012.

A Engenharia Clínica é o setor do hospital responsável pela gestão do Parque de Equipamentos Médicos Hospitalares, e está sendo implantada nas unidades pela Pró-Saúde. Dentre as atividades desenvolvidas pelo setor destacam-se a realização de manutenções preventivas, calibrações e manutenções corretivas em equipamentos médicos, treinamentos para corpo médico e de enfermagem, bem como apoio técnico a processos licitatórios ou de compra direta para aquisição de equipamentos.

Implantado no HGPP – Hospital Geral Público de Palmas, o departamento de Engenharia Clínica contribuiu para que a unidade recebesse uma avaliação positiva da equipe do Proseg – Programa de avaliação de Segurança e desempenho de equipamentos eletromédicos do SUS. “A qualidade dos equipamentos deste hospital é superior ao que observamos em outras unidades da região norte”, afirmou um dos membros da equipe do Proseg, o físico médico Allan Alves.

Desenvolvido pela USP – Universidade de São Paulo, em parceria com o Ministério da Saúde, o Proseg é responsável pela avaliação dos equipamentos eletromédicos e de radiodiagnósticos dos hospitais que fazem parte do Projeto Sentinela. A tecnóloga em saúde da equipe, Marina Batalim, elogia o departamento de Engenharia Clínica do HGPP. “Achamos o hospital organizado e os profissionais são bem instruídos em relação ao uso dos equipamentos”, afirmou.

Segundo o engenheiro clínico Lucas Tavares, coordenador do Projeto de EC no Estado e responsável pelo setor do HGPP, o trabalho do departamento tem como principal foco a segurança dos pacientes no tocante ao uso dos equipamentos médicos hospitalares. Além disso, gera redução de gastos com equipamentos médicos, garante o engenheiro. “a implantação do nosso departamento garante a gestão do parque de tecnologias médicas, aumentando a disponibilidade do uso dos equipamentos e trazendo redução dos custos referente às manutenções”, afirma.

Além do HGPP, o setor já foi implantado no HMPDR – Hospital e Maternidade Pública Dona Regina; HIPP – Hospital Infantil Público de Palmas; HRPA – Hospital Regional Público de Araguaína, HDT – Hospital de Doenças Tropicais, HRPPN – Hospital Regional Público de Porto Nacional; Hospital Materno Infantil Tia Dedé e no HRPD Hospital Regional de Dianópolis.

Para o diretor Operacional da Pró-Saúde no Tocantins, Rogério Kuntz, com a implantação do departamento nas unidades hospitalares, tanto colaboradores quanto pacientes passam a contar com a engenharia aplicada às tecnologias de saúde. “Tem como finalidade aprimorar os recursos existentes e viabilizar a implantação de novas tecnologias nos hospitais”, disse.

Fonte: Giuliano Germano (Ascom/Pró-Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário