segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Hospital de Porto Nacional apoia o XI Jogos Indígenas

O Hospital de Porto Nacional, instituição administrada pela Pró-Saúde, é um dos parceiros na realização dos XI Jogos Indígenas, que aconteceu entre os dias 05 a 12 de novembro, na Ilha Porto Real, no município de Porto Nacional - TO. No apoio, o hospital desenvolveu ações de atendimento hospitalar no posto de atendimento criado na Ilha para uso exclusivo as etnias indígenas, disponibilizando médicos e enfermeiros plantonistas, bem como estrutura climatizada com todo equipamento necessário. Foram registrados mais de 500 atendimentos.

O médico Volnei Diniz Clínico Geral, relata que foi seu primeiro contato com a  etnia indígena “Cada etnia possui sua particularidade, seu costume e isso fizeram o atendimento diversificado respeitando a cultura e as crenças de cada um”. Segundo o indígena Elinho, o atendimento disponibilizado é bem melhor que na aldeia porque o acesso no evento é mais fácil. “Na aldeia não existe atendimento de emergência e temos que arrumar carro para chegar 35 km até a cidade”, afirmou. O paciente indígena é chefe de cultura da etnia Bororo do Mato Grosso e finalizou seu depoimento com elogios e agradecimentos a equipe de profissionais do HRPPN.

O Evento
 
Na abertura oficial do evento, que aconteceu no sábado, 5, estiveram presentes o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a ministra da Igualdade Racial, Luíza Helena de Bairros, e o governador Siqueira Campos, dentre outras autoridades. Representando a Pró-Saúde, se fizeram presentes os Coordenadores Regionais e o Diretor Operacional no Estado, Sr. Rogério Kuntz.

Foi construída uma verdadeira “Aldeia Olímpica Indígena”, para receber os participantes, uma arena com capacidade de acolher cerca de oito mil pessoas. O evento se dividiu em duas temáticas, a primeira voltada para o Fórum Social Indígena e a Rio+20 que abordou a Conferência Internacional do Meio Ambiente, com discussões da economia verde e a sustentabilidade na preservação das tradições indígenas. Na segunda, o intercâmbio esportivo e cultural entre etnias, além do debate sobre inclusão indígena como legado da Copa do Mundo FIFA 2014 e das Olimpíadas e paraolimpíadas de 2016.

Estiveram presentes 29 etnias indígenas sendo eles dos estados: Pará, Tocantins, Bahia, Roraima, Rio Grande do Sul, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazônia e da Fronteira com a Bolívia.

O evento é uma realização do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC), em parceria com o Governo do Tocantins, por meio das Secretarias Estaduais da Juventude e dos Esportes, da Cultura, entre outras, com apoio do Ministério do Esporte e da Prefeitura de Porto Nacional.

Fonte: Giuliano Germano (Ascom/Pró-Saúde, com informações do NEP do HRPPN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário