quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Implantação de protocolo de acidentes vai garantir mais segurança aos servidores do HIPP


Terminou nesta terça-feira, 29, a oficina de implantação do protocolo de acidentes de trabalho com exposição a material biológico no HIPP – Hospital Infantil Público de Palmas, uma das unidades gerenciadas pela Pró-Saúde no Estado. A oficina que aconteceu no Colégio Supremo de Palmas teve início na segunda-feira, 28, e foi voltada para 62 servidores, que aprenderam importantes procedimentos para quando ocorrer algum tipo de acidente de trabalho.

Segundo o clínico Geral Frederico Leão, que ministrou a Oficina, o protocolo tem o objetivo de preparar os servidores para o correto atendimento e acompanhamento da vítima nesses casos. “Avaliando o caso no tempo certo é possível saber a chance de transmissão de alguma doença, e dessa forma já tem início o uso de algum medicamento para tentar evitar essa possível transmissão”, avaliou.

Segundo o doutor, em geral, os acidentes são mais frequentes com os servidores de saúde e outras pessoas que trabalham dentro das unidades de saúde. “Temos o pessoal da limpeza, transporte e descarte de material biológico, então é muito importante que estejam preparados para eventualidades como essa”, afirmou.

O coordenador de fisioterapia do HIPP, Rony Márcio de Faria, também participou da oficina e conta que agora está preparado para atuar em um acidente de trabalho na unidade. “Essa medida dá respaldo aos trabalhadores que utilizem materiais como bisturis e agulhas, que podem causar uma lesão e uma possível infecção, então aprendemos o que fazer, desde a higienização, até o período final de seis meses, quando é dada a alta em pacientes envolvidos nesse tipo de acidente”, garantiu.

Segundo o Diretor Geral do HIPP, Giovani Merenda, a medida tem o objetivo de garantir mais segurança aos servidores. “Precisamos garantir que nossos servidores estejam conscientes dos riscos de contaminação, e não se esqueçam ou se acostumem com estes riscos com o passar do tempo, o que pode acabar ocasionando acidentes evitáveis”, disse.

a oficina foi uma iniciativa do NEP - Núcleo de Educação Permanente, em parceria com os Cerests – Centros de Referências em Saúde dos Trabalhadores do município e do Estado.

Fonte: Giuliano Germano (Ascom/Pró-Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário