sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Tocantins adere ao Programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde

Na próxima segunda feira, 28, o Tocantins ingressará oficialmente no programa federal Rede Cegonha de Atenção à Saúde Materno-Infantil. O Secretario Estadual de Saúde, Arnaldo Nunes, participará da cerimônia de adesão que ocorrerá no auditório do MPE (Ministério Público Estadual), a partir das 8h, durante oficina sobre o “Novo Modelo de Assistência Obstétrica e Neonatal” que será implantado no Tocantins. No evento os participantes discutirão as estratégias de implantação do programa no Estado.

A coordenadora nacional da Rede Cegonha e coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, estará na oficina e fará exposição sobre a importância do programa e também sobre construção dos planos de ação da Rede nos estados. A coordenadora do Plano de Qualificação das Maternidades do MS, Vera Figueiredo, e representantes da Pró-Saúde, empresa responsável pelo gerenciamento dos hospitais estaduais, também estarão presentes nesse momento importante para a saúde do Tocantins.

A Rede Cegonha é a mais nova estratégia do MS no combate a mortalidade materna e neonatal. Segundo a Coordenadora da Rede HumanizaSus no Tocantins, Goiamara Borges, o programa não se limita ao desenvolvimento de uma ação específica, mas consiste na implementação de um conjunto de medidas que garantam o atendimento adequado, seguro e humanizado desde o planejamento familiar e confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até a atenção integral à saúde do bebê nos seus dois primeiros anos de vida.

Inicialmente a intenção é levar ações do programa a 22 hospitais tocantinenses que realizam partos em regiões prioritárias do Estado, dentre os hospitais 14 são estaduais e 8 municipais. Participarão do evento gestores e profissionais das áreas técnicas que trabalham com ações e serviços relacionados ao Programa. A oficina vai até as 19h.

Fonte: Lúcia Gomes (Ascom/HMPDR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário