sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Atendimento cardiológico avança com novo equipamento


Um dos equipamentos hospitalares mais modernos, o Philips AlluraXper, que é utilizado em procedimentos cardíacos (hemodinâmica ou cardiologia intervencionista), permitindo intervenções médicas invasivas para diagnóstico e tratamento de cardiopatias, está revolucionando o atendimento do setor no HGPP - Hospital Geral Público de Palmas.

Instalado em 26 de dezembro de 2011, com investimento de R$ 1,6 milhão, o equipamento já possibilitou o atendimento, em menos de dois meses, a quase 200 pacientes com necessidades de procedimentos cirúrgicos de angioplastia (cirurgia realizada com o intuito de desobstruir uma artéria do paciente) e exames complexos em pacientes adultos e pediátricos.

O médico Andrés Sanchez, componente da equipe de cardiologistas, afirmou que o aparelho reduz o tempo de atendimento com a realização rápida de exames e cirurgias necessárias.

Aprovação
Um dos atendidos pela equipe do setor cardiológico do hospital, o senhor Francisco Cirilo Chagas, lavrador, que chegou ao hospital no dia 7 de fevereiro sentindo fortes dores no peito, disse que se surpreendeu com a rapidez com que foi atendido e com a qualidade do procedimento que desobstruiu uma artéria coronária. Segundo disse, em menos de 24 horas ele foi submetido à cirurgia e liberado, sentindo-se tranquilo quanto ao resultado. Sua esposa, dona Rita Chagas, afirmou que chegou muito apreensiva ao hospital mas, ao acompanhar o atendimento do marido, saiu segura e tranquila, fazendo elogios à equipe médica e ao quadro de enfermagem.

Já o produtor rural Sadi Batistela, 59 anos, que passou por procedimento de desobstrução de artéria no coração, estava ainda convalescendo da cirurgia, que ele considerou tranquila, se mostrou feliz com a agilidade do tratamento que recebeu no HGPP. Ele avaliou como “ótimo” o atendimento que recebeu e confessou que entrou apreensivo no hospital, mas considerou o trabalho da equipe que como “carinhoso, ágil e preciso”, o que o tranquilizou.

Investimento
Além do equipamento de ponta, para a qualidade do atendimento, foi necessário investir para manter uma equipe multidisciplinar, formada por dois cardiologistas especialistas em hemodinâmica, três médicos especialistas em arritmias, três cirurgiões vasculares e dois neurocirurgiões.

Fonte: Roberto Oliveira (Ascom/Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário