segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Grupo de Trabalho de Humanização do HGPP traça plano de ação para 2012

O GTH – Grupo de Trabalho de Humanização é um dispositivo da Política Nacional de Humanização – PNH. No HGPP - Hospital Geral Público de Palmas, o grupo foi criado com objetivo de planejar ações voltadas ao acolhimento dos pacientes, colaboradores e a comunidade, promovendo assim um ambiente humanizado.

Em reunião no último dia 25, os membros do grupo debateramam o plano de ação que será executado pelo GTH durante todo ano de 2012. Nele se destacam diversas ações, entre elas, a elaboração do manual do Usuário, campanhas de conscientização sobre a qualidade de vida em datas comemorativas e reuniões com acompanhantes, pacientes e equipe multidisciplinar para esclarecimento de dúvidas, entre outras.

A partir de março serão realizadas reuniões mensalmente com intuito de acompanhar os resultados das ações executadas pelo GTH. O trabalho envolve todas as Diretrizes da PNH, como Cogestão; Clínica Ampliada e fortalecimento de Redes; Defesa dos diretos dos Usuários; Valorização do trabalho e do trabalhador; Ambiência e Acolhimento.

As reuniões de humanização são momentos para reflexão coletiva sobre o próprio trabalho, como afirma a Gerente de Humanização do HGPP, Cleide Mazotti, uma das integrantes do grupo. “Com a construção desse grupo aproximamos as pessoas, geramos vínculos, compartilhamos as tensões e dificuldades do trabalho, e, através da análise e da negociação, potencializamos propostas inovadoras” avaliou.

Entre as ações previstas para este ano, uma das prioridades colocadas em debate no GTH é o atendimento no Pronto Socorro do HGPP, que atualmente passa por reformulações para melhorar cada vez mais o atendimento à população. O Diretor Geral da unidade, Ronaldo Foloni, está participando das discussões do Grupo e faz uma avaliação positiva da iniciativa. “O bom do GTH é que ele proporciona a todos o mesmo direito de dizer o que pensam, de criticar, de sugerir e propor mudanças no funcionamento dos serviços, na atenção aos usuários e nos modos de gestão”, disse.

Fonte: Giuliano Germano (Ascom/Pró-Saúde)

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