sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Hospitais Públicos do Tocantins atingem índice de satisfação de quase 80%

Em busca da melhoria dos serviços de saúde e satisfação dos usuários, a Sesau - Secretaria Estadual de Saúde implantou no mês de outubro de 2011, o SAU - Serviço de Atenção ao Usuário. O sistema conta com cerca de 80 funcionários e colaboradores nos 17 Hospitais Públicos do Estado.

Para o secretário de saúde Raimundo Pires, a melhoria da qualidade para atender o usuário é uma das prioridades na saúde. “Para nós, gestores, a satisfação do usuário do Sistema Único de Saúde - SUS é responsabilidade nossa. Estamos caminhando para chegar a uma excelência na qualidade em todos os setores da saúde”, ressaltou o secretário.

O Serviço de Atenção ao Usuário é composto pelos serviços “Posso Ajudar”, Administrativo e Supervisão. O “Posso Ajudar” atua nas principais áreas de acesso do hospital, acolhendo e informando os usuários sobre serviços de rotina.

A área de atuação dos serviços Administrativos e de Supervisão do SAU está voltada para a realização de pesquisa de satisfação via sistema eletrônico, atendimento e orientação ao usuário no preenchimento do formulário de registro de opinião em caso de reclamação, e elogios.

De outubro a dezembro, o SAU realizou uma pesquisa de satisfação do usuário, via sistema eletrônico, conhecida como “pesquisa rápida”, que constatou a satisfação dos usuários atendidos em diversos setores, como Ambulatórios, Internação, Pronto - Socorro e Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Tratamento – SADT.

Nos 17 Hospitais Públicos do Estado a pesquisa mostrou que mais de 71% dos entrevistados disseram estar satisfeitos com serviços de atendimento Ambulatorial; 72,74% dos usuários do serviço de Pronto – Socorro, aprovaram o atendimento recebido e 73,94% mostraram satisfação com os Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Tratamento – SADT. Já o serviço de Internação Hospitalar apresentou uma média de 80,62% de satisfação. A média geral trimestral dos 4 serviços prestados nas unidades atingiu índice de 74,84% de aceitação dos usuários.

A pesquisa ainda apresentou um crescimento da média de satisfação dos usuários nos Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Tratamento no HGPP - Hospital Geral Público de Palmas. Em outubro de 2011, a média de satisfação era pouco mais de 43%, número que quase dobrou em dezembro do mesmo ano, alcançando cerca de 85% de satisfação dos usuários.

Ao comentar a pesquisa, o Secretário Executivo da Saúde José Gastão Almada Neder ressaltou que o destinatário final de todas as ações de saúde é o usuário. Almada Neder lembrou que “o Sistema de Atenção ao Usuário foi idealizado como espaço para ouvir o usuário em todos os hospitais públicos do Estado. Os índices de satisfação da pesquisa mostra que estamos no caminho certo, mas vamos continuar trabalhando na busca de melhorar ainda mais os serviços prestados aos usuários”, afirmou.

A Coordenadora do Sistema de Atenção ao Usuário Regional, Áurea Moreira, destaca a importância da realização de pesquisas de satisfação para melhoria dos serviços nas unidades de saúde. “O resultado dessas pesquisas é um medidor de satisfação do trabalho realizado por meio do qual podemos avaliar quais as áreas necessitam de melhorias”, explica.

A auxiliar de serviços gerais Karla Viana Nascimento procurou o Hospital Geral Público de Palmas para agendar uma cirurgia para o filho e comentou sobre o novo sistema de atendimento. Na opinião de Karla Viana, a atenção e o cuidado que o usuário está recebendo é fundamental para que ele se sinta valorizado. ”Esse serviço é essencial para que agente esclareça as dúvidas e também possa dar a nossa opinião, contribuindo assim para que o hospital possa melhorar cada vez mais o atendimento,” relata.

Fonte: Luciana de Barros (Ascom/Sesau)

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