quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Clínica da Dor auxilia no tratamento de pacientes internados no HGPP

Implantada com o objetivo de atender pacientes da oncologia, a Clínica da Dor do HGPP – Hospital Geral Público de Palmas, atende pacientes que sofrem por motivos de dor, desde 2008. Atualmente o ambulatório de dor crônica também atende à pacientes de outras especialidades como: ortopedia, neurologia, cirurgia vascular. Este serviço faz parte das especialidades oferecidas pelo ambulatório do Hospital.

A Clínica da Dor atende em média 40 pacientes por mês, encaminhados por médicos do próprio Hospital. De acordo com Welma Fuso, médica anestesiologista fundadora e responsável pela Clínica da Dor, 20%, dos pacientes oncológicos desenvolve algum tipo de dor, por este motivo a prioridade são os pacientes da oncologia. Sebastião Costa, 74 anos, paciente oncológico que depois do início do tratamento afirmou satisfeito: “Agora eu me sinto zero de dor”, disse.

Pacientes não oncológicos também respondem bem ao tratamento. Riane Xavier, que sofre de dor crônica passou pelo procedimento de bloqueio de dor chamado agulhamento de triggerpointes e relatou o alívio e a sensação de leveza depois do procedimento que consiste na aplicação de anestésicos.

Segundo Welma Fuso, a clínica da dor contribui de forma significativa para evolução no tratamento dos pacientes. “O acompanhamento da Clínica da dor auxilia no trabalho de outras clínicas, pois o paciente passa a se alimentar e dormir melhor, ou seja, tem mais qualidade de vida para prosseguir com o tratamento de sua enfermidade”, ressalta.

Fonte: Jakelyne Monteiro (Ascom/HGPP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário