sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Campanha para redução de acidentes de trânsito na capital é um dos focos do Carnaval do HGPP

Preocupado com o grande número de vítimas de acidentes de trânsito na capital, o HGPP – Hospital Geral Público de Palmas realizou, nesta quinta-feira, 16, no lançamento das ações do Carnaval 2012 da unidade, uma mobilização sobre o assunto. Desenvolvida em parceria com a SMSTT – Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte da capital, o projeto “Vida no Trânsito: eu me comprometo” tem como objetivo levar as pessoas a avaliarem suas atitudes no trânsito e assumirem o compromisso de ter um comportamento positivo.

 A ação teve início no Pronto Socorro do HGPP, com participação da Guarda Metropolitana de Palmas. Em seguida foi a vez do teatro educativo, que levou todos os presentes à reflexão sobre sua conduta ao volante. A equipe ainda fizeram mobilizações no ambulatório e na ala da ortopedia do hospital. A gerente de educação para o trânsito da SMSTT, Cleijane Sales Ferreira, fala sobre o objetivo do projeto. “Queremos que todos reflitam sobre os fatores de riscos e as formas de proteção possíveis de minimizar as lesões e mortes provocadas pelo trânsito”, disse.

Segundo o diretor geral do HGPP, Ronaldo Foloni, essa ação é muito importante, uma vez que os dados sobre acidentes no Tocantins são desanimadores. “Li recentemente que de 2006 até 2010, no Tocantins, houve mais de 1.200 casos de óbitos no Estado, isso, somente de pessoas que se envolveram em acidentes de motos”, afirmou, reiterando que só com uma mudança de atitude será possível mudar essa triste realidade vivenciada diariamente no Pronto Socorro do HGPP.

Com o tema “HGPP é saúde no carnaval” as ações continuam nesta sexta-feira, 17, onde os beneficiados serão as crianças internadas, que receberão brindes e terão atividades lúdicas e de lazer. A iniciativa da equipe de humanização do Hospital vai contar com a parceria da Ri Happy, rede de lojas de brinquedos. A programação ainda conta com parceria de músicos do Corpo de Bombeiros e de colaboradores do próprio hospital, que vão levar música para todos os setores do hospital.

Outra iniciativa que está sendo realizada na unidade durante o período de Carnaval é a distribuição de preservativos e materiais educativos contra DSTs e AIDS. É o que explica a gerente de humanização do HGPP, Cleide Mazzotti. “Assim como no trânsito, também precisamos ter uma postura preventiva na hora do sexo, e por isso a importância do uso do preservativo, é a garantia da consciência tranquila, sem medo de doenças, nos dias seguintes à folia”, avaliou.

Vida no Trânsito
O Projeto é uma ação global criada com foco no planejamento e execução de projetos que visam a diminuição dos altos índices de lesões graves e mortes em acidentes de trânsito em vários países. As ações têm como coordenadores a OMS - Organização Mundial de Saúde, OPAS - Organização Panamericana de Saúde, Fundação Bloomberg Philanthopies e Johns Hopkins University (UJH).

No Brasil, as Capitais beneficiadas pelo Projeto Vida no Trânsito são: Palmas - TO, Curitiba - PR, Campo Grande - MS, Belo Horizonte - MG, e Teresina - PI. Cada uma delas, fica encarregada pelas medidas visando a redução dos índices de acidentes e mortes no trânsito no período entre 2011 a 2020. A meta é a diminuição em 10% a cada ano o índice de vítimas graves e mortes em acidentes de trânsito.

Fonte: Giuliano Germano (Ascom/Pró-Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário