terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Hospital Regional Público de Gurupi implanta ferramenta 5S

Está sendo implantado no HRPG – Hospital Regional Público de Gurupi a ferramenta 5S, uma metodologia para adequar os setores da unidade hospitalar. Essa ferramenta garante a sistematização de classificação, ordem e limpeza, proporcionando melhor produtividade, segurança ao trabalhador e eficiência nos serviços prestados pela unidade.

Segundo o coordenador de Qualidade do HRPG, Rogério Brito, o processo de implantação desta metodologia está bem avançado, sendo que já foi feito um levantamento fotográfico de todos os setores. O próximo passo será realizar o dia do descarte, quando todo o material desnecessário, principalmente nos setores administrativos, que acaba se acumulando nas gavetas, será rejeitado.

Brito explicou que a campanha está firmada no ‘antes’ e ‘depois’ e está sendo trabalhada uma campanha intitulada “Vô – Não Vô” para incentivar todos os servidores a participarem desta implantação.

O coordenador adiantou que já está montado o Comitê de Qualidade que vai atuar na padronização de limpeza e ordem da unidade. Ele ainda destacou que no próximo dia 16 será realizado em dois períodos um treinamento para os coordenadores dos setores para terem mais conhecimento desta sistematização. “Temos a missão de atingir 80% dos colaboradores nestes treinamentos que serão realizados e acompanhados nos próprios setores”, enfatizou, completando que no fim de março a unidade tem que estar adequada.

Brito destacou que com esta implantação e com as ações contínuas desta ferramenta o hospital estará mais organizado e vai oferecer mais qualidade de trabalho ao profissional, o que vai refletir no atendimento prestado ao paciente.

O coordenador ainda pontuou que a sistematização vai promover a participação em todos os níveis da organização, desenvolver equipes e lideranças, incentivar a criatividade, melhorar o ambiente de trabalho, entre outras melhorias.

Ferramenta 5S
-1º S – Utilização: Deixar no local de trabalho os materiais necessários ao serviço do dia a dia; deixar perto de você objetos necessários para executar tarefas, materiais pouco usados ou sem uso deverão ser levados a outros lugares (descarte).

-2º S – Ordenação: Um lugar para cada objeto e cada objeto no seu lugar. Facilitar a localização e economizar tempo; identificar arquivos, gavetas, armários, portas, etc. Manter objetos devidamente organizados através de uma padronização.

-3º S – Limpeza: Valorizar o ser humano e o próximo através da limpeza física e comportamental do ambiente de trabalho; limpar o que está sujo; evitar atritos pessoais; palavras indelicadas, respeitando o local de trabalho.

-4º S – Saúde: Manter condições de trabalho favoráveis para conservar a saúde física e mental; praticando os três primeiros Sensos cuidar do corpo e da mente e colaborar com a segurança através do uso de EPIs.

-5º S – Autodisciplina: Buscar melhorias sempre no trabalho e na vida através da disciplina de si mesmo; estando comprometido com a qualidade de trabalho, incentivando e ajudando os colegas, compartilhando informações e conhecimentos; estar sempre fazendo uma auto avaliação.

Fonte: Heliana Oliveira (Ascom/HRPG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário