segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mais de 500 usuários fazem tratamento de câncer no HGPP

Neste sábado, 04, é comemorado o Dia Mundial do Câncer. A rede de saúde no Estado está estruturada para realizar o atendimento adequado a toda população. A Unacom – Unidade de Assistência de Alta Complexidade do HGPP- Hospital Geral Público de Palmas atende mais de 500 pacientes por mês, sendo o câncer de colo do útero é o de maior prevalência no Tocantins.

O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da União Internacional para o COntrole do Câncer (UICC), que tenta evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer.

Para atender melhor o usuário, a rede de saúde do Tocantins é estruturada em três níveis: Atenção Primaria, Média Complexidade e Alta Complexidade.

Na Atenção Primaria são realizadas ações de prevenção e detecção precoce do câncer. Além de orientações para a população, a Sesau – Secretaria de Estado da Saúde realiza atividades de coleta de citologia oncótica do colo uterino e exames clínicos das mamas.

A Média Complexidade é composta por Unidades de Referencia em diagnóstico e tratamento das lesões precursoras do câncer. Essas Unidades estão localizadas em Augustinópolis, Araguaia, Palmas e Gurupi. Porto Nacional possui uma Unidade que é referencia para o câncer de colo de útero, já Dianópolis é referencia para o câncer de mama.

Já na Alta Complexidade é realizado o tratamento clínico, cirurgias, quimioterapia, radioterapia e reabilitação. Essas Unidades estão localizadas em Palmas, na Unacom do HGPP, e em Araguaína, onde é realizado o tratamento de radioterapia.

Notificações
Segundo dados do Sinan- Sistema Nacional de Agravos e Notificações, até outubro do ano passado, foi notificado 1.350 casos de câncer de colo de útero no Tocantins. O câncer de próstata é o segundo de maior incidência no Estado, com 656 notificações. O câncer de mama ocupa o terceiro lugar com 614 casos notificados.

Fonte: Gabriela Almeida (Ascom/Sesau)

Nenhum comentário:

Postar um comentário