quinta-feira, 8 de março de 2012

Alunos de Araguaína participam de capacitação no Hospital de Gurupi

 O HRPG - Hospital Regional Público de Gurupi abriu as portas nesta quinta-feira, 08, aos alunos do curso em Gerência em Saúde do IFTO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus de Araguaína, com o objetivo de oferecer aos 15 alunos cursos para formação pessoal e qualificação profissional. A capacitação é uma parceira do HRPG por meio do NEP- Núcleo de Educação Permanente e Supervisão de Qualidade com o Curso de Gerência em Saúde do IFTO.
 
Serão dois dias de palestras que vão abordar temas como Humanização, Fluxo de Pesquisa, Administração Hospitalar, Serviço de Atenção ao Usuário, Qualidade, Hotelaria, Tecnologia da Informação, Controle de Infecção Hospitalar e Serviço de Enfermagem. Os alunos ainda farão visitas técnicas aos setores de pronto socorro, clínicas médica e cirúrgica, maternidade e obstetrícia.

O diretor geral/Pró-Saúde, Valdemir Girato, fez a abertura do curso dando boas-vindas aos alunos e destacando a importância do gerente em saúde. Comentou que a profissão é uma das mais estressantes, porém muito gratificante porque é uma colaboração para salvar vidas. Girato aproveitou o momento para passar algumas orientações tiradas dos anos em que vem gerenciando hospitais em todo o Brasil.

O professor da disciplina unidade assistencial de produção e hotelaria hospitalar e supervisor de estágio, Adão Santos, afirmou que em função de ter conhecimento das instalações físicas do HRPG e por ele ser um dos hospitais mais bem estruturados do Estado, julgou pertinente trazer seus alunos na unidade. Ainda destacou que a escolha se deu por conhecer o compromisso dos servidores e o conhecimento de área e aptidão para o exercício na saúde o que vai contribuir para aprimoramento dos alunos do curso técnico subsequente de gerência em saúde.

Ana Maria Barbosa, aluna do 1º módulo do curso, comentou que as palestras estão sendo bem proveitosas. “O nosso conhecimento vai ficar mais amplo e estas palestras nos motiva a nos dedicarmos mais ao nosso curso. Valeu à pena ter saído de Araguaína e vindo a Gurupi”, concluiu.

Uemerson Morais, aluno do 4º módulo, comentou que o curso está ótimo. Ele enfatizou que atualmente há uma carência de profissionais em gerência em saúde e por isso a importância da busca pela qualificação. Ele destacou que com futuros profissionais bem capacitados a sociedade tocantinense é quem vai ganhar.

A coordenadora do NEP, Elen Souza, comentou que esta parceria é muito importante e que vai oferecer aos alunos além da teoria. “Primeiramente estamos apresentando a teoria, mas em seguida iremos para a prática por meio das visitas aos setores, momento em que vão vivenciar a realidade do hospital”, explicou.

O coordenador da Qualidade, Rogério Brito, disse que com estas parcerias o hospital acaba realmente se tornando um hospital escola, contribuindo para a capacitação dos profissionais que futuramente trabalharão nos hospitais do Estado. “Com esses trabalhos não haverá a necessidade de futuramente buscar profissionais em outros Estados, pois aqui teremos gerentes em saúde”, enfatizou.

Brito ainda disse que essas parcerias também são uma valorização dos profissionais da unidade. Outro detalhe, segundo Brito, é que aumenta a responsabilidade do HRPG em melhorar sua estrutura física e tecnológica para que outros alunos utilizem a unidade como local para estágio e capacitação.

As palestras estão sendo ministradas pelos servidores do HRPG, Andréia Teixeira, Elen Souza, Leandra Barros, Rogério Brito, Marília Pantoja, Saulo Sá, Gisela Guadalupe e Denise Soares.

Fonte: Heliana Oliveira (Ascom/HRPG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário