terça-feira, 20 de março de 2012

Servidores do Hospital de Arapoema participam de curso de segurança

Visando atualizar os conhecimentos dos profissionais de saúde, discutindo assuntos relacionando a segurança do paciente, diversos servidores do Hospital Regional Público de Arapoema estão participando do curso online “Introdução à Investigação sobre Segurança do Paciente/Doente”. Na próxima terça-feira dia 20, os profissionais participaram do terceiro módulo, sendo que o curso possui 8 módulos e será encerrado no dia 10 de maio de 2012.  

Participam do curso médicos, nutricionistas, enfermeiras e técnicos de enfermagem, dentre outros, totalizando cerca de 33 profissionais de saúde inscritos. O Hospital de Arapoema atende quase mil pacientes/mês.

O curso aborda diferentes temas desde segurança do paciente/doente, princípios da investigação em segurança do paciente, como compreender as causas, identificar as soluções, além de avaliar o impacto, transpor a evidência em cuidados mais seguros e aprofundar o conhecimento em segurança dos pacientes que utilizam o serviço de saúde.

A Coordenadora do NEP - Núcleo de Educação Permanente do Hospital Público de Arapoema, Jeane da Silva Moreira ressalta alguns a importância do curso para os participantes. “Além dos profissionais de saúde adquirir conhecimento com relação a segurança do paciente/doente, aproveitam o momento do curso para discutir situações do cotidiano da Unidade, com intuito de melhorar cada vez mais o atendimento hospitalar”.

Sobre o curso
Este curso online de Introdução à Investigação sobre Segurança do Paciente/Doente iniciou neste mês, possui oito módulos em português, apresentando os elementos básicos da investigação em segurança do paciente/doente. O curso tem o Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis), vinculado a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está disponibilizando, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O curso é disponibilizado em outros países como Moçambique,Angola,Portugal e outros.

Fonte: Luciana Barros (Ascom/Sesau)

Nenhum comentário:

Postar um comentário