quarta-feira, 14 de março de 2012

Governo busca excelência no atendimento ao paciente ferido

 A qualidade e agilidade do atendimento e a cicatrização rápida dos ferimentos é o que se busca no seminário de feridas “Prevenção: uma medida de enfermagem”, realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e organizado pela Comissão de Curativos do Hospital Geral Público de Palmas. O evento acontece de hoje, 13, a quinta-feira 15, no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas.

Segundo a enfermeira Morgana Miridan, membro da comissão organizadora, o que se busca é a capacitação do profissional enfermeiro e técnico de enfermagem no atendimento ao portador de ferida em todo o Estado. “Esperamos um público de 500 pessoas, de todos os municípios, e o objetivo é que a partir daqui todos os enfermeiros e técnicos possam avaliar a ferida especificamente e escolhendo os produtos adequados para o tratamento, ou seja, fazer com que os enfermeiros desenvolvam sua autonomia e a população ganha com isso a qualidade do serviço e a agilidade na cicatrização dos ferimentos. Além disso ele poderá receber orientações para o tratamento que ele pode fazer em casa”.

Um exemplo dos procedimentos que podem ser melhorado é a orientação quanto à refeição das pessoas com ferimentos. Segundo a nutricionista Barbara Raissa Teixeira, palestrante, “os pacientes precisam saber que a nutrição pode ajudar no processo de cicatrização e para isso os enfermeiros e técnicos devem saber quais são os nutrientes que contribuem, como por exemplo, uma dieta com alto teor de proteína ajuda a recuperação celular”.
 
Para o enfermeiro Rodrigo Gomes de Souza, que atua em Cariri, Sul do Estado, a capacitação é de suma importância. “Principalmente para mim, que lido diretamente com pessoas que se machucam com material perfuro-cortante, é ideal que a cada dia esteja me capacitando e esta oportunidade vem ao encontro disso”, afirmou.

Fonte: Aldenes Lima (Ascom/Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário