sexta-feira, 23 de março de 2012

Saúde pública na região de Porto Nacional é tema de debate no Tia Dedé

O Hospital Materno Infantil Público Tia Dedé de Porto Nacional sediou na ultima terça-feira, 20, o 1º Encontro dos Secretários Municipais de Saúde da Regional de Porto Nacional. O evento, contou com a presença de representantes dos municípios de Porto Nacional, Monte de Carmo, Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, Pindorama, Silvanópolis, Brejinho de Nazaré, Fátima, Oliveira de Fátima, Santa Rosa do Tocantins, Ipueiras e Natividadeserviu para debater a saúde pública na região. Estavam presentes ainda a promotora de justiça da 7ª Comarca de Porto Nacional, Dra. Marcia Mirele Stefanello Valente e o diretor geral do HRPPN – Hospital Regional Público de Porto Nacional, Omar Dietrich.

Segundo odiretor geral do Tia Dedé,Remídio Vizzoto entre os assuntos abordados na reunião destacou o fortalecimento da Rede de Saúde. “Debatemos a responsabilidade sobre o serviço primário e o serviço secundário, o que é muito importante, porque a partir do momento em que a atenção básica funciona nos municípios contribui para desafogar os hospitais, que passam então a prestar um serviço mais eficiente na média complexidade”, afirmou.

Para Remídio Vizzoto, o encontro serviu para planejar a integração das ações de saúde dos municípios da região e oshospitais de referência. “Falamos sobre a coordenação do fluxo da demanda de atendimentos por caso, e vamos estar, a partir de agora, esclarecendo os usuários do SUS, quanto ao funcionamento da Rede de Saúde”, disse.

No encontro também foram debatidos os encaminhamentos e recondução de pacientes de outros municípios, a falta do cadastro de gestantes no sistema Pré-Natal do serviço primário, bem como a necessidade de conscientizar a população da regional quanto à necessidade de apresentação dos documentos pessoais e Cartão do SUS nas Unidades de Saúde da rede.

Fonte: Giuliano Germano (Ascom/Pró-Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário