quinta-feira, 15 de março de 2012

Governo do Estado garante cirurgia de embolização cerebral em pacientes do HGPP

O Governo do Estado do Tocantins visando à garantia de assistência à saúde de qualidade realizou cirurgias de embolização cerebral em oito pacientes no HGPP – Hospital Geral Público de Palmas. O procedimento de alta  Complexidade iniciou na noite de quarta-feira, 14, pelo neurocirurgião endovascular Orlando Maia, que se deslocou do Rio de Janeiro especialmente para esse fim.

O processo de embolização desses pacientes teve início às 17hs da quarta-feira e só terminou por volta de 3h30 da madrugada desta quinta-feira, 15. Outros pacientes estão agendados e serão submetidos ao mesmo procedimento na próxima sexta-feira, 16.

De acordo com o neurocirurgião Márcio Antônio Figueiredo, profissional que trabalha no HGPP e acompanhou a realização das embolizações, “os procedimentos foram realizados com total sucesso e transcorreram dentro da normalidade prevista, sem nenhuma adversidade”, avaliou.

Embolização
É um procedimento realizado para bloquear o fluxo sanguíneo em um aneurisma cerebral (uma área enfraquecida na parede de uma artéria). 

Trata-se de uma técnica minimamente invasiva, que consiste na introdução de um cateter na artéria femoral na região inguinal (coxa), sendo possível chegar, via artérias, até o aneurisma no cérebro. Tudo é assistido, por meio de imagens radiológicas, através de um monitor de TV.

Dentro desse cateter, passam os fios de platina que são colocados no local do aneurisma em forma de espiral, formando uma espécie de malha, preenchendo o local, evitando, assim, o seu rompimento em derrame cerebral.

Fonte: Ascom/Sesau

Nenhum comentário:

Postar um comentário