sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Aleitamento Materno é tema de capacitação para servidores

O HMPDR – Hospital e Maternidade Pública Dona Regina Siqueira Campos, reconhecida pela OMS – Organização Mundial de Saúde, MS - Ministério da Saúde e Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância, como IHAC - Iniciativa Hospital Amigo da Criança, em cumprimento a uma das exigências desta iniciativa, promove bimestralmente o Curso de Aleitamento Materno para os profissionais que trabalham na Instituição, neste segundo semestre o curso iniciou dia 17 e se estende até hoje, 21.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança tem como objetivo básico a mobilização de profissionais de saúde, funcionários de hospitais e maternidades para mudanças em rotinas e condutas, visando prevenir o desmame precoce. Ela também se caracteriza por reconhecer estabelecimentos de saúde que ofereçam informações completas e corretas sobre o aleitamento materno, visando melhorar a prática da amamentação e tem como alvo principal capacitar os profissionais de saúde e o próprio estabelecimento de saúde para adotarem práticas e rotinas que favoreçam o aleitamento materno.

De acordo com a presidente do CAM - Comitê do Aleitamento Materno, Zelma Moreira da Penha, sendo IHAC é necessário trabalhar os dez passos para o sucesso do aleitamento materno exclusivo até seis meses e continuado até dois anos ou mais. “Tendo como estratégia o curso de capacitação a cada bimestre para os funcionários que trabalham ou prestam serviço dentro da maternidade. Através deste treinamento estarão capacitados para apoiar à gestante e parturiente atendidas nessa maternidade”, destaca.

O médico da sala de parto, Carlos Alexandre Praxedes Gurgel, um dos participantes do curso, destaca a importância da capacitação para o desenvolvimento humano do profissional de saúde. “Toda informação adquirida com o objetivo de melhorar os serviços é de extrema importância devendo ser aplicada de forma imediata, propiciando melhor acolhimento e conforto às pessoas atendidas no nosso Hospital. Apesar de todo avanço científico podemos observar que medidas simples como o aleitamento materno pode modificar profundamente vidas humanas, principalmente em respeito ao vínculo mãe e filha”, afirma.

No total, 80 profissionais estão tendo a oportunidade de debater temas como IHAC, promoção do aleitamento materno durante a gestação e demais questões relacionadas à saúde. Além de acompanharem a assistência às mães e gestantes durante treinamento sobre a ordenha manual e a alimentação utilizando copo.]

Os 10 passos para serem seguidos pelos estabelecimentos IHAC são:

1.    Treinar toda a equipe de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma;
2.    Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento;
3.    Ajudar as mães a iniciar o aleitamento na primeira meia hora após o nascimento;
4.    Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos;
5.    Não dar a recém-nascidos nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento seja indicado pelo médico;
6.    Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos – 24 horas por dia.
7.    Encorajar o aleitamento sob livre demanda;
8.    Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio;
9.    Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhadas por ocasião da alta, no hospital ou ambulatório.
10. A IHAC é avaliada a cada dois anos pelo MS, caso a instituição não obtenha no mínimo 80% de aprovação em cada um dos dez passos a entidade perde o título.

Fonte: Ascom/Pró-Saúde (com informações da Sesau)

Nenhum comentário:

Postar um comentário