quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cirurgiões Dentistas são homenageados no Dona Regina


Na tarde desta terça-feira, 25, os 19 cirurgiões dentistas que prestam atendimento no HMPDR - Hospital Maternidade Pública Dona Regina – receberam da diretoria do Hospital kits com doces de chocolate como homenagem pela comemoração ao dia nacional desses profissionais.

De acordo com a coordenadora de odontologia da maternidade, Maria das Medalhas da Silva, o serviço desempenhado por estes profissionais é um importante instrumento no cuidado da saúde de gestantes e recém-nascidos. Os cirurgiões dentistas do HMPDR realizam ações contínuas de prevenção e tratamento de doenças bucais, oferecendo atendimento a recém-nascidos internados na UI – Unidade Intermediária e assistência odontológica à gestante em gravidez de alto risco.

Na oportunidade, a coordenadora destacou também a importância de as mulheres realizarem um pré-natal bem feito, isso porque existem infecções bucais que podem prejudicar até a saúde do bebê, provocando partos prematuros e causando o baixo ao nascer. “Se a mulher busca na sua unidade de saúde da família o acompanhamento adequado logo nos primeiros meses da gravidez, as infecções podem ser tratadas e os riscos reduzidos”, enfatizou Medalhas.

Na UTI – Unidade de Terapia Intensiva - os cirurgiões dentistas são os responsáveis pela higienização bucal dos bebês. ”Como eles, na maioria dos casos têm um longo período de internação, há uma tendência maior a inflamações orais, por isso existe um acompanhamento também dessas crianças”, explicou a coordenadora.

Outro serviço que também é realizado pela equipe de odontologia do Dona Regina, é a detecção e correção da Anquiloglassia nos bebês, popularmente conhecida como língua presa. Segundo Medalhas, a semana passada, entre os dias 17 e 23, foram realizados 5 procedimentos desse tipo. Ela explicou a correção tem que ser feita, porque essa anomalia prejudica a fala, a alimentação e, consequentemente, o desenvolvimento físico da criança.

Medalhas destacou que o trabalho preventivo é um das grandes preocupações da equipe. “Tudo o que é feito pelos profissionais do hospital terá pouca eficácia se as mães não seguirem as orientações repassadas quando receberem alta”, afirma. A higiene bucal é uma necessidade que não pode ser feita de qualquer maneira. “O que a gente faz aqui, é ensinar a essas mães que a higienização da boca deve ser feita adequadamente desde os primeiros meses de vida. Fazer com que elas entendam que criança que ainda não possui dente ou que só se alimenta de leite também precisa ter a boca asseada após as refeições”. Segundo a coordenadora, esses cuidados previnem cáries e inflações que incomodam e prejudicam a alimentação das crianças.

Fonte: Lúcia Gomes (Sesau)

Nenhum comentário:

Postar um comentário