quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MS fala de certificação do Método Canguru no Dona Regina aos gestores da Sesau

O MS – Ministério da Saúde certificará o Hospital e Maternidade Pública Dona Regina Siqueira Campos como referência no Método Canguru. As consultoras do MS, Zaira Custódio e Maria Clísia Andrade, reuniram-se com os gestores de saúde do Estado para planejar as ações de fortalecimento do método. O Secretário Arnaldo Alves Nunes participou da reunião, que aconteceu nesta quarta-feira, 26, no gabinete da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde.

“Com a certificação a Maternidade terá a missão de apoiar a implementação do método nas demais unidades”, disse a coordenadora de Ciclos de Vida, Anna Crystina Mota. Ela informou que o Dona Regina possui unidade canguru, leitos específicos para as mamães e bebês permanecerem durante a internação, na qual equipe multidisciplinar presta a devida assistência.

Método Canguru

O Método Canguru promove a atenção humanizada ao bebê prematuro e de baixo peso, e faz parte de um conjunto de ações em prol da redução da mortalidade infantil. É um tipo de assistência neonatal que implica o contato pele a pele precoce entre a mãe e o recém-nascido, além de estimular o aleitamento materno, favorecendo maior freqüência, precocidade e duração da amamentação. Outra vantagem é a diminuição da permanência hospitalar.

Municípios
 
No Tocantins há 13 municípios prioritários no Plano de Redução da Mortalidade Infantil: Araguaína, Araguatins, Augustinópólis, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Esperantina, Formoso do Araguaia, Gurupi, Palmas, Paraíso, Porto Nacional, Miracema e Tocantinópolis.

Fonte: Keliane Vale (Ascom/Sesau)

Nenhum comentário:

Postar um comentário