quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Hospital de Porto Nacional recebe treinamento para uso de Curativo Hidrocolóide e Carvão Ativado com Prata


O HRPPN - Hospital Regional Público de Porto Nacional por meio do NEP – Núcleo de Educação Permanente está promovendo um treinamento para toda a equipe de enfermagem e estagiários do ITPAC. O objetivo é capacitar os profissionais ao uso adequado dos curativos de Hidrocolóide e Carvão Ativado com Prata.

 “O curativo hidrocolóide mantém o leito da ferida úmido, aquecido e absorve exsudato (resultante de processo inflamatório). Já o curativo de carvão ativado com prata auxilia no controle da infecção, absorve secreção e filtra o odor das feridas fétidas”, explica a facilitadora do treinamento, Karine Kummer Gemeli, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção do HRPPN.

O treinamento aconteceu nesta terça-feira, 25, no período matutino e noturno e nesta quarta-feira, 26 no período matutino no auditório do Hospital Regional Público de Porto Nacional -HRPPN.

O curativo é um meio terapêutico que consiste na limpeza e aplicação de cobertura estéril em uma ferida com a finalidade de promover a rápida cicatrização e prevenir a contaminação de tecidos internos por microorganismos da pele e meio ambiente. E sua finalidade é facilitar a cicatrização, evitar ou reduzir a infecção, remover secreções, e proteger contra traumatismos.

Desde a antiguidade já se reconhecia a importância de proteger a ferida. Nos manuscritos egípcios mencionavam curativos à base de mel, graxa, fios de linho e diversos tipos de excrementos. Hipócrates lançou as bases da medicina científica, recomendando que as feridas fossem mantidas limpas e secas, e preconizava sua limpeza com água morna, vinho e vinagre. Foram criados vários tipos de curativos, à base de fibras e linho, e só na Segunda Guerra Mundial que surgiram os anti-sépticos, e a descoberta dos germes.

Fonte: Caroline falcão (Ascom/Sesau)

Nenhum comentário:

Postar um comentário